Uma das formas mais importantes para prevenir as doenças é a vacinação. Existem vários institutos que produzem vacinas e realizam pesquisas para encontrar sempre as formas mais seguras de prevenção, e um deles é o Instituto Butantan.
O Butantan contribui grandemente com a saúde pública do Brasil através da produção de diversas vacinas contra vírus e bactérias, feitas com alta qualidade, segurança e eficácia comprovada cientificamente.
Apesar da alta expertise na produção de vacinas, todo o processo é demorado. É indispensável o estudo clínico e científico para a produção desses líquidos que nos protegem de várias doenças e, para cuidar cada vez mais da saúde da população, e garantir que ela tenha acesso a essas vacinas, algumas estão em desenvolvimento.
Vacinas em desenvolvimento
A produção de vacinas é um caminho longo, que é percorrido pelo Butantan diariamente. Tudo é minuciosamente feito, desde a pesquisa até as etapas de testes, e todo esse processo envolve diversas pessoas. Vamos conhecer as que estão em desenvolvimento no Instituto.
Vacina da Dengue 1, 2, 3, 4
Essa vacina é o resultado da parceria entre o Butantan, o NIH (National Institutes of Health dos Estados Unidos) e a ATCC (American Type Culture Collection dos Estados Unidos). Ela é composta pelos vírus geneticamente atenuados, que protegem contra os quatro tipos de vírus da dengue que existem.
Já foi realizado um ensaio clínico com mais de 17 mil pessoas voluntárias e parceria com vários centros nacionais. Esse desenvolvimento está em fase final para obter o registro junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Vacina Influenza H7N9
A OMS (Organização Mundial da Saúde) definiu uma estratégia para desenvolver e produzir uma vacina contra a gripe causada pelo vírus Influenza aviário A (H7N9), e o Instituto Butantan foi escolhido para ser um dos laboratórios para produzir e fornecer a vacina.
Seu processo de desenvolvimento está no ensaio clínico fase II, estágio que comprova a segurança e eficácia da vacina, um passo extremamente importante para a saúde de toda a população mundial.
Vacina Influenza Tetravalente
Para seguir a estratégia do Ministério da Saúde para ampliar a eficácia da vacina na proteção contra a infecção pelo vírus da gripe, o Butantan está desenvolvendo a vacina Influenza Tetravalente com duas cepas de vírus A e duas cepas do vírus B.
O Instituto está em preparação da nova formulação que substituirá, de forma progressiva, a vacina trivalente nas campanhas de vacinação já realizadas atualmente.
Vacina Pertussis Low
Essa vacina tem sido desenvolvida devido a redução do teor de lipopolissacarídeo, uma molécula presente na membrana celular do componente Pertussis, e ela é adsorvida de Difteria, Tétano e Pertussis, menos reatogênica.
O processo de desenvolvimento tem como objetivo produzir uma vacina com menor risco de reações adversas, sem afetar a sua potência.
Adjuvante imunológico - monofosforil-lipídio A (BpMPLA)
Com o novo adjuvante é esperado que seja reduzida a concentração de antígeno vacinal necessária e, consequentemente, os custos de produção, já que ela é desenvolvida a partir do lipopolissacarídeo retirado da vacina Pertussis Low.
Ele vem sendo testado de forma experimental e demonstrado ser capaz de auxiliar as vacinas a desencadearem uma resposta precoce, elevada e prolongada.
Além dessas vacinas em desenvolvimento, o Instituto Butantan já fornece oito tipos de vacinas para o Ministério da Saúde, sendo elas Vacina Influenza sazonal trivalente (fragmentada e inativada), Vacina adsorvida hepatite A (inativada), Vacina adsorvida hepatite B (recombinante), Vacina papilomavírus humano tipo, 6, 11,16 e 18 (recombinante), Vacina Raiva (inativada), Vacina DTP, DT e dT e Vacina DTPa.
Fonte: Instituto