Maneiras para a sua clínica de vacinas ser sustentável

A sustentabilidade é destaque em diversos espaços e na área da saúde não poderia ser diferente. Todos os dias as pessoas buscam formas de contribuir com a preservação do meio ambiente e manter o nosso planeta longe dos impactos das ações diárias do ser humano.

Aliás, você sabia que pode reduzir o impacto à natureza também na sua clínica de vacinas? Isso é possível através de atitudes e escolhas diárias. Neste conteúdo, explicaremos o que é a sustentabilidade e abordaremos as maneiras para a sua clínica contribuir com a ela na rotina. Boa leitura!

O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é o uso dos recursos naturais de forma a garantir a sua disponibilidade para as gerações futuras. É um conceito que busca conciliar o desenvolvimento econômico e social com a preservação do meio ambiente. É possível dividir a sustentabilidade em três pilares. Veja só: 

  • Pilar ambiental: refere-se à proteção dos recursos naturais, como água, ar, solo, flora e fauna.
  • Pilar econômico: refere-se ao desenvolvimento econômico que não comprometa os recursos naturais.
  • Pilar social: refere-se à equidade social e à inclusão de todos os segmentos da sociedade.

Como colocar em prática a sustentabilidade na sua clínica de vacinas

Você sabia que ao colocar em prática ações sustentáveis no dia a dia, pode ajudar a reduzir o impacto ambiental da sua clínica e, ao mesmo tempo, economizar dinheiro? Isso mesmo!

As pequenas e simples ações fazem a diferença para o meio ambiente, mas também para o financeiro da sua clínica, e existem várias formas de contribuir, confira abaixo!

Reduzir o consumo de energia e água

Precisamos de água e energia para sobrevivermos, mas é possível fazer uma boa economia no dia a dia com algumas escolhas e atitudes, como:

  • Desligar as luzes e os aparelhos quando não estiverem sendo usados;
  • Instalar sensores de movimento para desligar as luzes automaticamente quando um ambiente estiver vazio;
  • Instalar torneiras com baixo consumo de água;
  • Reparar vazamentos de água o mais rápido possível.

Utilizar de fontes de energia renováveis

Se possível, você pode optar por utilizar fontes de energia renováveis, como energia solar ou eólica. Isso pode ajudar a reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa e ainda te ajudar a economizar na conta de energia.

Reciclagem e compostagem

Sabemos que o lixo das clínicas de vacinas precisam ser dispensados em lugares específicos para evitar contaminações. Mas é possível engajar junto ao seu público para realizar reciclagem e compostagem, além de aplicar, quando for possível, no seu dia a dia.

Até porque a reciclagem e a compostagem são excelentes maneiras de reduzir a quantidade de resíduos que vão para o aterro sanitário. Sendo assim, você pode incentivar os seus pacientes criando algum programa especial e até mesmo oferecendo recipientes para reciclagem e composto em sua clínica.

Softwares para digitalizar processos

Reduzir o uso de papel na rotina da sua clínica contribui muito para a preservação do meio ambiente. Para ajudar em situações como esta é que existem softwares que digitalizam processos e agilizam a sua rotina administrativa.

O Netvacinas, por exemplo, se destaca no mercado pela facilidade de uso e confiança no gerenciamento das informações, além de contribuir com a redução de custos na sua clínica e impactos no meio ambiente, já que tudo é feito de forma virtual.

 

Nada melhor do que cuidar do nosso ambiente e prosperar nos negócios, não é mesmo?! Para mais conteúdos como este, acompanhe o nosso blog e as redes sociais!

×