BLOG

5 estratégias para
desenvolver um marketing
mais efetivo

O marketing para clínicas médicas é uma boa estratégia para quem deseja se destacar da concorrência, apesar de ainda assustar muitos profissionais do setor médico, que acreditam que as exigências do manual de publicidade médica atual são “red flags” para deixar de investir e continuar sem destaque e competitividade.

Por isso, no artigo de hoje, trouxemos algumas dicas para você colocar em prática. Confira!

Use as redes sociais

Com as redes sociais movimentadas, consequentemente, você aumentará a visibilidade da sua clínica, que começará a ter um melhor engajamento.

Porém, atenção!
O CFM (Conselho Federal de Medicina) permite o uso das redes sociais para disseminar conteúdos científicos sobre medicina, sem dicas ou atendimento virtual por meio das redes sociais. Portanto, invista em conteúdos de dicas saudáveis, como: hábitos saudáveis, alimentos que fazem bem e até mesmo sobre a higiene do sono, por exemplo.

Tenha atendimento virtual

Seja pelo WhatsApp, Messenger ou Direct do Instagram, o importante é responder todos os seus pacientes. Seja cordial, direcione ao atendimento correto (ex.: agenda de consultas, endereço e outro meio de contato), tire dúvidas e seja sempre cordial. Nada de respostas curtas que podem soar como falta de educação ou ortografia errada, que pode descredibilizar sua clínica. 

Lembre-se que não pode realizar consultas e diagnósticos, prescrever medicamentos, publicar imagens do antes e depois e cobrar por esses meios.

Tenha um site

Quando queremos encontrar algo, onde vamos? Principalmente os adultos, acabam indo atrás dos buscadores da internet, como o Google, para encontrar o que deseja. No caso de clínicas não seria diferente. 

Com um site intuitivo, moderno e informativo, com certeza o público prestará atenção. 

O site pode ter, de acordo com o CFM, contato, localização, equipamentos, exames e procedimentos, que são realizados. Além do corpo clínico, sistema de agendamento online e dicas de saúde de caráter informativo.

Invista em marketing de conteúdo

Junto do site, o ideal é criar um blog e nutrir com conteúdos ricos, desde artigos, notícias e e-books – que atendem os critérios exigidos pelo CFM -, e com profissionais e garantias científicas como fontes. 

Nele, é possível abordar SEO – indexação nos buscadores -, funil de vendas e, principalmente, incentivar o engajamento e fortalecer a autoridade da clínica no cenário digital. 

Não pode colocar nenhuma expressão sensacionalista nestes conteúdos ou preços. 

Crie uma conta no Google Meu Negócio

Como falamos anteriormente, o Google ainda é o principal canal de buscas, sendo assim, atualizando este recurso, a sua clínica será encontrada com mais facilidade por pacientes e médicos da região e ainda poderá ter uma ótima avaliação e mais detalhes sobre o atendimento. Um ponto de destaque é que todo comentário deve ser respondido, até mesmo os negativos

 

Extra: Invista em anúncios

É possível investir em anúncios e fazer a propaganda da sua clínica acontecer. Hoje, os mais populares são Google Adwords e Facebook Ads. Eles são comprados através de palavras-chaves e, você só paga, quando alguém clica neles. 

Atualmente, é possível encontrar profissionais especializados que vão elaborar uma estratégia mais assertiva e com menos gastos. Seguindo todos esses passos, a sua clínica estará em evidência no mercado! 

Gostou do nosso conteúdo? Fique atento ao nosso blog e redes sociais!


×